Pneumologia

ESPECIALIDADE > PNEUMOLOGIA

Pneumologistas são médicos especializados em diagnosticar e tratar as doenças respiratórias. Entre as doenças mais comuns podemos citar pneumonias e as infecções respiratórias causadas por vírus, bactérias ou fungos. Além disso, trata ainda asma brônquica e outros tipos de bronquite, o DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), e o enfisema pulmonar. Os principais sintomas respiratórios pulmonares são tosse, falta de ar, cansaço, secreção pulmonar aumentada, ou dor para respirar. Todos são sinais de alerta e devem ser avaliados pelo médico pneumologista que saberá investigar e identificar a causa, solicitar exames complementares, se necessário, e prescrever o tratamento adequado.

Agende sua consulta para Pneumologia

Entre em contato com o ICCP e faça já sua avaliação médica.

Tabagismo

Tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento no mundo. A nicotina é a responsável pela manutenção do uso e dependência. O consumo de tabaco, em suas diferentes formas, é responsável por mais de cinquenta doenças, incluindo diversos tipos de câncer. Porém, é importante lembrar que deixar de fumar, em qualquer idade, trás inúmeros benefícios.

Fumantes diagnosticados com algum tipo de câncer, precisam estar cientes que parar de fumar será muito importante para que seu tratamento tenha bons resultados. Parar de fumar melhora a resposta da quimioterapia, diminui os efeitos colaterais da radioterapia, e evitam complicações no pós-operatório. Existe um aumento da qualidade de vida com melhor controle da dor e do stress causado pelo tratamento oncológico. Parar de fumar é possível sim, principalmente se houver ajuda para isso.

Conversar
Podemos ajudar?