Otorrinolaringologia

 

ESPECIALIDADE > OTORRINOLARINGOLOGIA

É a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das principais alterações dos orgãos sensoriais importantes para uma vida saudável. Tais como: ofalto, falta, audição, equilíbrio e respiração. Garantir o bom funcionamento dessas cinco funções resumo com propriedade o principal objetivo da otorrinolaringologia.

Otorrinopediatria

Aborda todas as áreas referente às crianças com perda auditiva, ronco, amigdalite de repetição, otite, rinite, atraso de fala entre outras. As crianças são um importante foco da otorrinolaringologia, pois o diagnóstico e tratamento precoce podem evitar a necessidade de tratamentos na idade adulta

Laringologia

Trabalha com todos os distúrbios relacionados ao aparelho vocal. A laringe é a região abaixo da garganta onde ficam as pregas vocais, responsáveis pela fala. Dessa forma a principal queixa dos pacientes é rouquidão. Nessa área não conseguimos trabalhar sem seus principais exames que são a nasofibrolaringoscopia e a estrobolaringoscopia que nos possibilitam avaliar a laringe do ponto de vista anatômico e fisiológico.

Distúrbios do Sono

Trata-se de um conjunto de alterações relacionados as vias aéreas superiores cuja principal queixa é o ronco. Esses pacientes podem apresentar apnéia, hipopnéia e distúrbios do sono. A polissonografia é um importante exame diagnóstico para a identificação destes distúrbios podendo levar a diferentes formas de tratamento, mas recentemente a cirúrgia robótica ganhou destaque neste tipo de alteração.

Rinologia

Subespecialidade responsável pelos tratamentos de rinites e sinusites crônicas.

Otoneurologia

Tem como principal a atuação no diagnóstico e tratamento de zumbidos e tonturas relacionados ao ouvido.

Otologia

Responsável pela investigação das principais alterações auditivas podendo estar relacionadas a infecções crônicas como as otites.

Agende sua consulta para Otorrinolaringologia

Entre em contato com o ICCP e faça já sua avaliação médica.

Solucione suas Dúvidas

PERGUNTAS FREQUENTES

O consumo de água ajuda a prevenir a amigdalite?

Sim. O consumo de bastante líquido, além de auxiliar na prevenção da amigdalite, pode auxiliar na prevenção de uma série de doenças.

É possível ter apneia do sono sem o ronco?

Sim.O ronco é a vibração da úlvula na gordura e a apneia são paradas respiratórias, então ambos eventos poderão ocorrer separadamente ou em conjunto.

Rouquidão pode ser sinal de câncer?

Sim. Câncer de laringe geralmente tem como sinal uma rouquidão, que dura mais de 15 dias. O paciente deve ser avaliado por um médico otorrinolaringologista.

Conversar
Podemos ajudar?