Fonoaudiologia

ESPECIALIDADE > FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiólogo é o profissional da saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua na área de comunicação oral, escrita, voz e audição, bem como no aperfeiçoamento nos padrões de fala e da voz. O câncer da região de cabeça e pescoço pode trazer alterações em funções como a fala, voz, mastigação e deglutição, além de paralisia facial e edema linfático facial. O fono audiólogo pode atuar e acompanhar os pacientes desde o pré-operatório até o pós-operatório tardio, promovendo ações de prevenção e reabilitação da voz.

Disfagia Orofaríngea Mecânica

Avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais que levam à dificuldade na deglutição de líquidos, alimentos, saliva e/ou secreção.

Disfonia

Avaliação, diagnóstico e tratamento de alteração na voz.

Paralisia facial

Avaliação, diagnóstico e tratamento de alteração nos movimentos da face.

Drenagem linfática facial

Melhora/diminuição de possíveis edemas/inchaços em região de face e pescoço.

Estética facial

Diminuição/suavização de sinais de expressões faciais e/ou edema.

Desmame de via alterativa de alimentação e traqueostomia

Avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações ligadas à deglutição, voz e fala para um desmame seguro de sonda de alimentação e/ou traqueostomia.

Agende sua consulta para a Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Entre em contato com o ICCP e faça já sua avaliação médica.

Esclareça suas Dúvidas

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais fatores podem trazer alterações para a minha voz?

Nossa voz recebe influências de fatores Bio-psico-sociais. Na avaliação médica e fonoaudiológica é identificada a presença ou não de possível alteração estrutural e/ou funcional de todo trato vocal (fonte e filtro). Fatores psicológicos influenciam diretamente na qualidade vocal, na expressividade das emoções. Não se pode esquecer no peso do fator social na nossa voz, como a maneira de falar, regionalidade e características culturais.

Quais os sinais mais comuns de disfagia orofaríngea?

A pessoa pode apresentar dificuldade de mastigar, de preparar e manter o alimento dentro da boca, de engolir, ou apresentar dor (odinofagia). É comum também apresentar sensação de alimento parado na garganta, voz alterada ou rouca após alimentação, tosses, falta de ar, engasgos durante as refeições ou ao deglutir saliva. Além disso, pode ocorrer perda de peso e dificuldade respirar por pneumonia causada pela entrada de alimento, saliva ou secreção no pulmão.

Quais os principais problemas relacionados à motricidade oral?

A motricidade orofacial é uma das áreas da Fonoaudiologia voltada para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais e funcionamento da região de boca (oro) e da face (facial) bem como da região do pescoço. Como principais problemas relacionados, podemos citar as alterações na respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, assim como na posição dos lábios, da língua e das bochechas A paralisia facial é um exemplo clássico nesta área.

Fonoaudiologa
Conversar
Podemos ajudar?