Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 

ESPECIALIDADE > CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Cirurgia de Cabeça e Pescoço é a especialidade cirúrgica que se destina a tratar as doenças da tireóide, glândulas paratireóides, glândulas salivares, boca, faringe, laringe, seios paranasais e tumores de peles da região. Seus sinais e sintomas podem ser nódulos no pescoço, ferimentos na boca, ferimentos na pele, dificuldade de engolir e rouquidão.
A especialidade não abrange o tratamento de doenças que acometem o cérebro, sejam tumores benignos ou malignos, sendo essas da competência de um neurocirurgião habilitado.

Tireóide e Paratireóide

Avaliação e diagnóstico bem como tratamento de nódulos ou tumores malignos e benignos das glândulas.

Glândulas Salivares
Diagnóstico e tratamento de nódulos ou tumores das glândulas parótidas, submandibulares, sublinguais e glândulas salivares menores da cavidade oral.

Cavidade Bucal

Diagnóstico e tratamento de tumores benignos ou malignos de língua, soalho, gengivas e palato.

Faringe

Diagnóstico e tratamento dos principais tumores benignos ou malignos desta região inclusive daquelas relacionadas ao HPV.

Laringe

Diagnóstico e tratamento das principais alterações malignas das pregas vocais.

Doenças Congênitas da infância

Diagnóstico e tratamento dos Cistos Tireoglosso e branquial.

Tumores de Pele

Diagnóstico e tratamento dos principais tumores malignos de pele podendo acometer face, órbitas, nariz, orelha, pescoço e coro cabeludo.

Base do Crânio

Diagnóstico e tratamento de tumores malignos e benignos que acometem a base do crânio e que se estendem geralmente aos seios paranasais e osso esfenóide.

Outros

Diagnóstico e tratamento de nódulos cervicais de origem indeterminada, tais como tumores vasculares, metástases de tumores primários desconhecidos ou tumores benignos cervicais.

Tireoidectomia Transoral

Técnica cirúrgica da qual a tireóide é retirada por um pequeno orificio na cavidade bucal, causando menor dor e desconforto no pós-operatório e ausência de cicatriz no pescoço.

Saiba Mais >

Radioablação de Nódulos Benignos de Tireóide

É um procedimento com auxílio do ultrasom no qual é feita a diminuição volumétrica dos nódulos por meio de rádio frequência, este procedimento não interefere no funcionamento da glândula.

Saiba Mais >

Cirurgia Robótica

O processo de aplicação dessa tecnologia na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço tem o intuito de fazer os procedimentos já consagrados de forma minimamente invasiva.

Saiba Mais >

Agende sua consulta para a Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Entre em contato com o ICCP e faça já sua avaliação médica.

Perguntas Frequentes

SOLUCIONE SUAS DÚVIDAS

Quais são os sinais e sintomas do câncer de boca e garganta?

O câncer de boca pode se localizar em língua, soalho, gengiva, palato e bochecha. Geralmente são observadas feridas que não cicatrizam, podendo ser dolorosas, ou indolores ou ainda sangrantes. Já o câncer de garganta é mais associado a dor ou dificuldade para engolir. Em situações mais avançadas pode ser notados caroços no pescoço, também chamadas de ínguas e mal hálito persistente. Já a rouquidão recente e que persiste é a principal suspeita de câncer nas cordas vocais.

Todo nódulo no pescoço pode ser câncer?

Não necessariamente, mas é importante se observar o nódulo e caso não desapareça em até três semanas deve ser visto por um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Nem sempre esses nódulos causam algum sintoma maior, mas a sua simples persistência deve ser investigada.

Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

Os principais fatores de risco para esses tipos de cânceres são o tabagismo e o etilismo. Assim tais hábitos devem ser sempre desencorajados. A dependência a essas substâncias configura doença e igualmente devem ser tratadas por um especialista. Outros fatores como o vírus HPV, exposição solar para os tumores de pele, e as radiações devem também ser evitadas.

Conversar
1
Podemos ajudar?
Agende sua consulta para Cirurgia de Cabeça e Pescoço.